Vantagens em fazer consórcio para adquirir imóvel ou veículo | Novi Soluções Financeiras
Faça uma simulação!

NOTÍCIA

Vantagens em fazer consórcio para adquirir imóvel ou veículo

Vantagens em fazer consórcio para adquirir imóvel ou veículo

Quem está pensando em investir em um bem de alto valor, como um imóvel ou um carro novo, normalmente recorre a um financiamento como modalidade de compra parcelada. Existe, porém, outra opção, que oferece boas vantagens para quem aposta nela: o consórcio.

Modalidade já bastante consolidada no Brasil, o consórcio vem ganhando força pela flexibilidade que oferece aos seus participantes, com menor exigência para adesão e maior poder de decisão sobre prazos e valores de parcelas. Conheça melhor o consórcio e as vantagens que pode trazer ao seu bolso!

6 vantagens do consórcio para a compra de carro ou imóvel

Listamos aqui as principais vantagens do consórcio em relação ao financiamento, tanto para imóveis quanto para automóveis. Se está planejando a aquisição de um desses bens, não deixe de considerar o consórcio como opção de compra parcelada.

1.Facilidade de adesão

Ao contrário da contratação de um financiamento, que exige comprovação de renda e analisa seu histórico financeiro junto a instituições como SPC e Serasa, no consórcio não há necessidade de cumprir esses requisitos na adesão, somente quando o cliente for utilizar a carta de crédito, depois da contemplação. Por esta razão, esta modalidade de compra parcelada é especialmente vantajosa para profissionais que atuam de forma autônoma ou pessoas que possuam significativa parcela de sua renda oriunda de meios variáveis, como comissões, por exemplo.

2. Sem obrigatoriedade de entrada

Da mesma forma, não existe necessidade de entrada na adesão a um consórcio. Ou seja, você pode começar a investir em seu sonho, mesmo sem ter acumulado grandes valores previamente para isso.

Lembre-se de que no financiamento de imóveis a entrada pode chegar a 50% do valor total do bem, um alto montante para pessoas que estão no início da vida profissional ou ainda organizando-se financeiramente. Para veículos, o valor de entrada costuma ficar em torno de 20%.

3. Flexibilidade de planos e mensalidades

Outra vantagem do consórcio frente ao financiamento é a flexibilidade de planos e mensalidades, que podem ser ajustadas de acordo com o prazo para pagamento, valor do bem desejado e, mais importante, à sua capacidade de pagamento. Desta maneira, muito mais fácil do que em um financiamento, é possível ajustar as parcelas de forma que não se tornem um grande peso para o seu bolso.

4. Sem taxas de juros

Quem já aderiu ou simulou um financiamento, sabe que as taxas de juros acabam aumentando o valor total do investimento significativamente, uma vez que eles podem variar de 15% a 30%, dependendo da modalidade, do valor de entrada e do prazo de pagamento. Soma-se a isso, ainda, o IOF, outra tarifa que encarece a compra de um bem.

Neste ponto, o consórcio torna-se bastante vantajoso, uma vez que não há incidência de taxas de juros, apenas pagamento da taxa de administração, que é diluída ao longo das mensalidades. Muito mais leve para seu orçamento!

5. Investimento programado

Outra vantagem do consórcio é a possibilidade de compra programada, especialmente para quem não tem disciplina para acumular capital para usar como entrada em um financiamento.

Especialistas em finanças recomendam que o financiamento seja a opção apenas para aqueles que precisam do bem no ato, pois, para quem pode esperar e se planejar, o consórcio é muito mais benéfico para a saúde financeira.

6. Uso do FGTS

No consórcio, é possível a qualquer momento utilizar os recursos do FGTS para quitar ou adiantar parcelas pendentes, assim como para oferecer um lance que garanta a contemplação da carta de crédito com maior antecedência.

Já no financiamento imobiliário, essa opção é restrita a apenas algumas modalidades de adesão.

Informe-se e escolha pela sua saúde financeira

Comprar um bem como uma casa ou um carro é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Este momento, porém, não pode comprometer sua organização e saúde financeira, especialmente se envolver planos para pagamento a longo prazo.

Por isso, na hora de fazer um investimento deste porte, não deixe de avaliar todas as opções disponíveis e de escolher aquela que tem impacto mais positivo para seu bolso. Lembre-se, é claro, de que o planejamento é essencial para uma boa relação com o dinheiro. Portanto, o ideal é pensar com antecedência na realização desses sonhos!

Quer entender melhor como um consórcio pode ajudá-lo na realização de um grande sonho? Entre em contato com a equipe da Novi Soluções Financeiras!

 

DÚVIDAS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES, CONTATE-NOS.