Investir em imóveis ainda é um bom negócio? | Novi Soluções Financeiras
Faça uma simulação!

NOTÍCIA

Investir em imóveis ainda é um bom negócio?

Investir em imóveis ainda é um bom negócio?

Comprar imóveis como forma de investimento sempre foi uma prática comum no Brasil, que se tornou popular especialmente quando houve um boom de novos empreendimentos, por volta dos anos 2000. Solidez e retorno garantido costumam ser os principais atrativos para este tipo de investidor, porém, com a crise econômica, muitos ficaram com receio em focar neste tipo de aquisição, tanto para moradia quanto para rentabilização por meio de aluguel para terceiros.

Apesar dessa insegurança, entretanto, o mercado imobiliário continua sendo uma boa forma de aplicar seu dinheiro, entenda neste artigo o porquê.

Porque investir em imóveis continua vantajoso

Mesmo com a economia ainda em crise, o setor imobiliário reserva boas oportunidades para quem escolhe a compra de um imóvel como investimento. Entenda melhor:

Investimento sólido

Comprar um bem de alto valor como um imóvel residencial ou comercial é um investimento sólido, uma vez que, além de tornar-se parte de seu capital, permite que você tenha acesso a crédito em diversas modalidades. Entre elas, está o crédito com garantia imobiliária, opção de empréstimo com menor taxa de juros existente no mercado hoje.

Retorno garantido

Quem compra imóveis com o objetivo de alugar, tem oportunidade de garantir retorno financeiro por toda a vida, inclusive como forma de renda durante a aposentadoria. Vale lembrar que o mercado de aluguel no Brasil é sempre bastante aquecido, principalmente para aqueles imóveis que atendem ao público mais jovem, ainda sem recursos para comprar seu próprio imóvel.

Proteção contra a inflação

Os contratos de aluguel têm seus valores atualizados anualmente de acordo com o IGP-M, um dos índices de inflação da nossa economia. Assim, por mais que haja uma pequena desvalorização no mercado, sua perda será menor do que em muitos outros investimentos.

Como investir em imóveis com segurança?

Para investir em imóveis, entretanto, é preciso ter olhar atento para alguns pontos importantes, que irão garantir o melhor retorno a você:

Identificar oportunidades de valorização

Ao comprar um imóvel, sempre leve em conta o seu potencial de valorização ao longo do tempo. Por isso, aposte em cidades, regiões e bairros em crescimento e não deixe de considerar a construção de shopping centers, a instalação de novas estações de metrô, a proximidade de hospitais ou qualquer outro serviço que possa ser um atrativo para novos moradores.

Definir um objetivo

Antes de assinar o contrato, é fundamental também definir um objetivo para o investimento: morar, vender no futuro ou rentabilizar com locação. Este é o primeiro passo para escolher o imóvel ideal para o seu investimento.

Escolher a forma certa de pagamento

Se não tiver o valor do imóvel para pagar à vista, terá que escolher uma opção de compra parcelada. Neste caso, o melhor é aderir a um plano de consórcio, uma vez que não há incidência de taxas de juros, ou seja, seu custo total para o investimento será menor. Outra vantagem do consórcio em relação ao financiamento para investir em imóveis é que você escolhe sua unidade residencial ou comercial após a contemplação com a carta de crédito, portanto, terá mais tempo para escolher a opção com retorno mais garantido para suas finanças.

Conhecer o público de aluguel

Caso o objetivo seja locação, não deixe de pesquisar sobre o perfil de locação em sua cidade. Nas grandes metrópoles, como São Paulo, a preferência costuma ser por apartamentos de 1 ou 2 dormitórios, normalmente com área de lazer e segurança 24 horas. Já em cidades universitárias, por exemplo, esse interesse pode mudar para imóveis maiores, que possibilitem a divisão de custos entre estudantes.

Aguardar o retorno

Ao investir em imóveis, ainda que bastante vantajoso, seu retorno não será imediato, mas de médio prazo. Por isso, se comprar um imóvel na planta, considere o valor médio da locação na região para entender quanto tempo levará para começar a ter rendimento a partir do que investiu.

Investir em imóveis é uma opção para você?

Investir em imóveis continua sendo uma das opções mais sólidas para quem pretende construir capital sem correr riscos. Se este é um dos seus objetivos, vale a pena considerar o mercado imobiliário em sua cidade, sua capacidade de pagamento atual e o retorno financeiro com o qual pode contar no futuro. As oportunidades para a compra deste tipo de bem permanecem interessantes, cabe a você encontrar as melhores opões para o seu bolso!

Você já investe em imóveis? Quais são os pontos que leva em consideração para escolher o imóvel que trará o melhor retorno financeiro para você? Compartilhe em nossos comentários!

DÚVIDAS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES, CONTATE-NOS.